Saiba como ter sucesso na sua empresa em quarentena.
Vivemos uma altura muito difícil. Estamos perante um vírus que além de pessoas, mata economias e destrói negócios. E embora anteriormente lhe tenha dito que o mundo estava a parar … talvez não tenha sido o mais clara que poderia ser.
É um facto que o mundo como o conhecemos, atualmente, não existe. Estamos a trabalhar a partir de casa, os nossos filhos estão a ter telescola e os nossos negócios estão fechados. O mundo está, efetivamente, mais calmo. Mas não está parado.
E o seu negócio também não precisa de estar.
Tempos extraordinários, requerem medidas extraordinárias … nunca ouviu dizer? Penso que esta frase nunca fez tanto sentido como agora.
Sabe o que distingue empresas com sucesso de empresas estagnadas? A capacidade que estas têm de se adaptar aos desafios que a vida lhes dá.
Que me diz? Vamos pensar como uma empresa grande?
Como na Ontag gostamos de espalhar o sucesso, hoje trazemos-lhe mais um conjunto de dicas paraque saiba como ter sucesso na sua empresa em quarentena. Porque sim, é possível ter sucesso na quarentena.
Adapte-se
A nossa primeira dica, talvez a mais importante e aquela que sim, já utilizámos em artigos anteriores onde o tema também estava relacionado com o covid-19. Em fases difíceis, como esta, adaptação é a melhor maneira de lidar com a situação. Adapte o seu negócio a esta nova realidade. Passe as reuniões presenciais, para reuniões em videochamada por exemplo.
Use e abuse das tecnologias
Bom … esta dica não tem muito que se lhe diga. Use a tecnologia a seu favor e mantenha uma boa comunicação com a sua equipa e com os seus clientes. Evite cair no esquecimento. Realize campanhas de email marketing a publicitar o seu negócio, utilize os meios de comunicação digital e aproveite para os atualizar e criar conteúdo útil para os utilizadores que o acompanham.
Faça entregas
Se o seu negócio assim o permitir, faça entregas dos seus produtos. Contrate empresas destinadas a esse fim e continue a expansão do seu negócio.
Atualize-se
Aposte numa das poucas áreas que não abrandou
Consegue adivinhar que área é essa? Sabia que o marketing da sua empresa pode ser feito, mesmo sem entrar em contacto com ninguém? Aposte nele! Não tem redes sociais? Crie. Tem redes sociais, mas normalmente são paradas? Comece a publicar com regularidade. E aproveite para conquistar novos clientes. Só porque estamos em casa, não quer dizer que o nosso negócio não possa crescer.
Crie uma loja online
Esta dica, infelizmente, não se aplica a todos os negócios. No entanto, se no seu caso se aplicar, crie. Não estou a brincar. As pessoas agora estão em casa e embora não estejam a consumir com a mesma abundância que antigamente, qualquer venda é melhor que nenhuma. Se no seu caso não for possível criar uma loja online porque o seu serviço assim não o permite, publicite-se nas redes sociais ou crie um blog para informar os seus clientes sobre em que consistem os seus serviços e qual é o valor que lhes pode proporcionar.
Tenha ideias, planeie, pense no futuro.
Não tem dinheiro para investir já? Trabalhe ideias como descontos promocionais e concursos para quando terminar a pandemia.
Converse com a empresa que o vai ajudar e pergunte quais são as hipóteses para não ter de investir no imediato. Aproveite as poupanças para modernizar e reinventar o seu negócio.
Foque-se no seu cliente e no que ele gostaria de receber e saber sobre si. Aposte na comunicação da produção nacional. Neste momento, com as fronteiras e mercados internacionais praticamente parados é essencial que os seus clientes se foquem na compra de produtos nacionais, destaque-se como tal!
Porque qualquer investimento certeiro trará retorno financeiro futuro. E neste momento, a melhor das hipóteses é o mercado digital.
Atualize-se.
Reinvente-se.
Sei que algumas das dicas que lhe dei hoje exigem de si algum conhecimento sobre uma área que se calhar não domina, no entanto, ninguém melhor que a Ontag para o ajudar.
Afinal, nós continuamos aqui, a trabalhar a partir de casa, não fosse o marketing uma coisa que podemos fazer até de pijama no sofá.
Contacte-nos!
Pois tempos extraordinários pedem ...
... medidas extraordinárias!