É possível ser bem-sucedido em regime de teletrabalho?

É possível ser bem-sucedido em regime de teletrabalho?

Descubra como continuar a ser bem sucedido, mesmo à distância.

Engraçado, não? Como as circunstâncias mudam as nossas opiniões?

Costumamos criticar aquelas pessoas que se isolam dos outros, e que sofrem daquela síndrome de “nojo a tudo”, e de repente, mordemos a língua e somos obrigados a agir como eles.

De repente, o saudável é ficarmos isolados, e mantermos o máximo de distância possível dos outros.

Mas então … como é suposto continuarmos a ir para o trabalho?

A situação é nova para milhares de portugueses, mas a verdade é que cerca de 42% deles já está em tele-trabalho” Marketest.

É verdade. Agora o esperado, é que façamos o nosso trabalho em regime de teletrabalho. Mas afinal … o que é isso?

Teletrabalho, ou trabalho remoto, quer literalmente dizer, trabalhar à distância. Nos dias de hoje, e graças à quarentena em que estão quase todos os países infetados pelo Covid-19, significa, trabalhar a partir do conforto de sua casa.

Parece maravilhoso, não parece? Poder trabalhar e receber um ordenado sem sair do conforto das nossas casas. Mas não é bem o mar de rosas que aparenta. Trabalhar a partir de casa, principalmente numa circunstância em que, este lhe é imposto e não foi uma escolha sua, exige mais de si, do que se tivesse que se deslocar para o seu local de trabalho.

Manter a produtividade e o entusiasmo, perante um trabalho que adoramos é de repente uma missão impossível.

Não se preocupe mais … hoje viemos aqui para o ajudar.

É possível ser bem-sucedido em regime de teletrabalho?

Sendo a mais direta que posso ser: SIM. É possível ter motivação e manter o mesmo ritmo de trabalho a partir de sua casa. Com as dicas que lhe vamos dar, ser bem-sucedido, é um dado adquirido nesta nova realidade.

  1. Manter a rotina de trabalho

Nesta fase é extremamente importante que consiga manter os mesmos horários que tinha no seu local de trabalho.

  1. Arranje-se para sair de casa

Esta é uma dica que não pode mesmo ignorar. A ideia de trabalharmos com roupas confortáveis e de não nos arranjarmos é tentadora. No entanto, o seu cérebro vai associar essas atitudes como se lhe estivesse a dizer que hoje é dia de folga. Por isso, acorde de manhã à mesma hora que acordaria se tivesse que se deslocar para o trabalho. Arranje-se como se fosse sair de casa, mesmo que não o faça.

  1. Crie uma lista de objetivos diários

Uma das grandes desvantagens de trabalhar a partir de casa é o facto de não existir ninguém para o orientar quando finaliza alguma das suas tarefas. Contacte as suas chefias para perceber quais os objetivos semanais e defina um dia para eles. Assim, vai evitar sentir-se perdido/a.

  1. “A mãe/O pai está a trabalhar”

Esta é difícil, eu sei. No entanto é essencial que explique aos seus filhos que apesar de estar em casa, tem que trabalhar. Estabeleça também objetivos para eles.

  1. Mantenha o contacto com os seus colegas e chefias

Se às vezes, estarmos em sintonia com os nossos colegas, quando trabalhamos todos no mesmo edifício é difícil, imagine a partir de casa. Por isso, é essencial que comunique com os seus colegas e chefias para que estejam todos a remar para o mesmo lado.

Outro grande desafio, em regime de teletrabalho, é para as chefias. Liderar e coordenar pessoas, não é uma tarefa nada fácil, muito menos, quando essas pessoas estão longe. No entanto, longe ou perto, esta é das tarefas mais importantes das chefias.

Mas como pode afinal, liderar a sua equipa à distância?

  1. Motive

Uma das tarefas mais difíceis de quem está a trabalhar a partir de casa, principalmente, numa situação de pandemia, é manter a motivação. Neste caso, é essencial que as chefias motivem os seus colaboradores para que estes continuem a fazer a empresa crescer.

  1. Comunique

Além de ser essencial para o ser humano é essencial para o bom funcionamento das empresas. Tente falar com a sua equipa, pelo menos uma vez por dia, seja para estabelecer tarefas, ou para perceber o que foi feito.

  1. Acompanhe

Acompanhe o trabalho que esta a ser realizado a partir de casa. Só vai conseguir ajudar, se souber o que cada membro da sua equipa está a fazer.

Para finalizar, temos um último conselho para si. Talvez o mais importante deles todos.

Não se isole.

O fantástico do mundo em que vivemos atualmente, é que podemos falar com qualquer pessoa, esteja ela em que parte do mundo estiver. Seja na casa ao lado, ou do outro lado do mundo.

Neste momento, em que lhe impuseram isolamento social, isole-se sem se isolar.

Evite o contacto presencial com os outros. Não frequente sítios com muita afluência de gente. Deixe os beijos e os apertos de mão para outra altura. Mantenha a sua distância.

No entanto, usufrua do melhor que as redes sociais têm para nos dar. De momento, e tendo em conta tudo o que já sabemos sobre a transmissão do Covid-19, este não ultrapassa ecrãs. Portanto, ligue-se à internet e fale com quem mais gosta. Agarre no telemóvel e faça, finalmente, aquela chamada para aquele amigo com quem já não fala há meses.

Isole-se sem se isolar. Proteja-se. Mas proteja também a sua saúde mental.

O ser humano é um ser social. Portanto, socialize. Não se afaste. Invista em si. Leia livros, veja series, fale 3 horas com alguém com quem não falava há 3 meses, seja criativo…

Isole-se. Mas sem nunca se isolar.

Deixe uma resposta